segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Em fase adiantada a construção da nova arena em Comodoro

O projeto audacioso da atual diretoria do Sindicato Rural de Co-modoro e de seus associados, de construir uma das maiores arenas de rodeio do estado de Mato Grosso e do país, está se concretizando. Logo após o término da FEAGRO 2007, iniciaram as obras, que exigiram muita movimentação de terra, para formar a ferradura., que vai abrigar as arquibancadas e os camarotes.
Nesta semana deverão ser concluídas as obras de terraplanagem e iniciada a parte de construção. São previstos lugares para 11 mil pessoas sentadas e mais 82 camarotes.
Já foram vendidos 42 camarotes, pelos quais os interessados pagaram 5 mil reais, com direito ao uso por 5 anos e 10 passaportes. Esse valor pode ser dividido em até 10 parcelas de 500 reais cada. Poderão também se reunir mais que uma pessoa ou empresa e comprar juntos. Os interessados podem fazer contato pelo fone (65) 3283 1125 e solicitar a visita do vendedor. É importante salientar, que esses valores são de lançamento dos camarotes e serão garantidos apenas até o início de 2008, podendo ser reajustados, de acordo com decisão do Sindicato.
Em reunião da diretoria e de associados, neste segunda-feira, 1º de outubro, foi apresentado um relatório da situação atual da obra, que em 60 dias deverá ter concluídas as arquibancadas, que terão 16 níveis, com uma passarela entre eles, iniciando a construção dos camarotes. Até o momento já foram aplicados 83 mil reais e algumas pessoas adquiriram camarotes em troca de fornecer tijolos ou outro material de construção,
A preocupação de todos agora é arrecadar mais fundos para a continuidade da obra, que depende, além da venda dos camarotes, de promoções do Sindicato.
Para este mês, está prevista para o dia 28 , a 1ª Cavalgada, promovida pelo sindicato, que deverá reunir muitas pessoas, no domingo pela manhã. Ainda está em estudo o roteiro, mas a chegada será no parque da FEAGRO, ao meio-dia, onde será servido um almoço. Esta promoção também será uma oportunidade para as pessoas que ainda não viram, visitar as obras e ver de perto o objetivo do Sindicato, que é ter um espaço adequado para trazer grandes competições de rodeio e também shows com artistas famosos.
O presidente Carlos Borges e o tesoureiro Laudemir Sebben , entre outros membros da diretoria, destacaram a importância de todos os associados do Sindicato dos Produtores Rurais de Comodoro se dedicarem à venda dos camarotes e à participação nas promoções, para que o objetivo de ter a nova arena pronta até a FEAGRO 2008 seja alcançado. Nos próximos dias, várias pessoas estarão procurando interessados na compra de camarotes, tanto em Comodoro, como na região, pois a festa envolve muitos municípios.
Além da arena, que também poderá comportar no centro uma quadra esportiva, adaptada para competições como vôlei ou futebol de areia , o entorno também deverá receber muitas modificações, com novos espaços de exposição e de competições .
Comodoro ganha com essa obra um significativo incremento em uma das suas maiores festas anuais, pois além da possibilidade de trazer shows de peões e de música, poderá se candidatar ao Circuito de rodeios, transformando a FEAGRO em uma atração estadual e nacional, além de possibilitar outros eventos durante o ano.
O prefeito Aldir Moraes participou da reunião, expondo algumas ações de sua administração já concretizadas e outras que surgirão nos próximos dias, devendo acontecer uma nova reunião na capital do estado na próxima semana sobre a situação em que está a implantação de energia de baixa tensão para o município, o que praticamente está confirmado.Wanderley Bedusque, que fez parte da comitiva a Cuiabá continua afirmando, que só será autorizada a passagem do linhão, quando estiver concretizada a chegada da energia.

Comodoro vence Figueirópolis e disputa título de Campeão regional com o Indiavaí

Em jogo disputadíssimo, o time de Futebol amador de Comodoro venceu o Figueirópolis neste domingo, pelo Campeonato Estadual de Seleções amadoras, realizado na cidade de Figueirópolis.
No tempo regulamentar, houve o empate de 1 a 1, com gols marcados de pênalti. O goleiro de Comodoro, Daniel, cobrou a penalidade máxima durante o jogo e também foi responsável pela vitória do time, quando defendeu um pênalti, o que encerrou a série de 8 cobranças.
Três ônibus lotados de torcedores acompanharam o time de Comodoro até Figueirópolis.
Também no domingo, o Indiavaí perdeu para o Cáceres por 2 a 1, mas como tinha ganho a primeira partida por 5 a 1, se classificou para a próxima fase, que será em Comodoro, com o 1º jogo no próximo domingo, dia 14 de outubro, no estádio Mané Garrincha, ás 15h.
Texto de Cenira Oliveira e Fotos e informações de Adão Flores

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Segunda Vida

Assim como nos filmes da série Matrix, o Second Life é uma espécie de mundo virtual tridimensional, em que cada usuário cria um personagem - chamado de avatar - para “viver” no ciberespaço e interagir com outros jogadores.

O Second Life tem um tempo próprio, uma moeda chamada de dólar linden e contava, no início de outubro, com mais de 9,8 milhões de residentes. Além do dinheiro virtual, o serviço movimenta também a economia real, pois para obter os lindens pode-se tanto “trabalhar” como comprar créditos com dólares de verdade.

No mundo de Second Life há eventos culturais, como festas, shows e exposições, e também uma economia paralela onde é possível comprar e vender desde objetos até imóveis. O pré-requisito para entrar no ambiente virtual é ter conexão com internet de banda larga e uma boa placa de vídeo no computador.

De olho na quantidade de usuários e de dinheiro envolvidos no jogo, várias grandes empresas já estão participando com avatares de seus funcionários e criando escritórios no mundo virtual. O objetivo principal das empresas não é ganhar fortunas, mas sim aproveitar este ambiente para fazer pesquisas de mercado.

A agência de publicidade britânica BBH foi a primeira a abrir um escritório no Second Life. Já a montadora Toyota apresentou um carro no jogo para que os usuários pudessem testá-lo.

No final do ano passado, a agência de notícias Reuters abriu uma sucursal virtual para publicar notícias em forma de texto, fotos e vídeos aos usuários, com novidades sobre a comunidade virtual. O correspondente Adam Pasick tornou-se, assim, o primeiro repórter virtual do Second Life.

Brasil Virtual

Assim como o orkut, o Second Life deverá se tornar a nova febre entre os internautas brasileiros. Em abril deste ano foi inaugurada a versão em português do Second Life, que pode ser baixada em http://www.secondlifebrasil.com.br/. Atualmente são mais de 200 mil participantes do Brasil.


Uma das vantagens da nova versão é que os usuários podem comprar os lindens em reais, com cartão de crédito. Para isso foi criada uma moeda intermediária, o Kaisen Cash.

A versão brazuca já abriga, entre outros ícones nacionais, cópias tridimensionais do Vale do Anhangabaú e do Edifício Martinelli - símbolos do centro de São Paulo - e da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Um só mundo

O instituto de pesquisas Gartner aponta que, até o final de 2011, aproximadamente 80% dos usuários ativos da internet terão uma “segunda vida”, seja no Second Life ou em mundos virtuais semelhantes.

Porém, segundo um executivo da Gartner, as transações baseadas no ambiente virtual devem gerar resultados apenas para alguns nichos de mercado. A tendência é que os vários mundos virtuais sejam fundidos em um número menor de ambientes, com transferência livre de dados entre eles.

Eduardo Freitas Oliveira

Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações, mestrando em sistemas de informações geográficas
Editor do Portal MundoGEO e das Revistas InfoGEO e InfoGNSS
eduardo@mundogeo.com

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Miss 3ª Idade de Comodoro escolhida no sábado

Em evento que aconteceu no Centro Comunitário, promovido pela Secretaria de Ação Social, Trabalho e Cidadania, de Comodoro, foram eleitas a Miss3ª idade e as duas princesas.
Participaram 10 candidatas, todas com mais de 60 anos.: Adelaide Gonzales Elias, Custódia Rosa de Jesus Gonçalves, Eva Antunes Silva, Francisca Maria de Jesus, Francisca Arrais Silva, Lazara Fernandes Viana, Maria da Paz, Maria América, Maria Vicente Ferreira e Maria Conceição Boaventura.
O júri foi formado por Rosina Corrêa, secretária de Educação e Esportes, Beatriz Santolin, Diretora do Departamento de Turismo, Marli Krignl e Leoci Trento, empresários.
As candidatas desfilaram com roupa social, e após a contagem dos votos, foram escolhidas a Miss Terceira Idade, Francisca Maria de Jesus, natural de Londrina-Paraná e residente em Comodoro há 34 anos. A 1ª princesa , Francisca Arrais Silva, natural de Teresina , Piauí, residente em Comodoro há 32 anos e a 2ª princesa Eva Antunes da Silva, natural de Pato Branco, Paraná e residente em Comodoro há 3 anos.