quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Novo satélite brasileiro no ar

O Brasil é o campeão mundial em distribuição de imagens de satélites. Nenhuma outra instituição no mundo, atualmente, entrega tanto material de observação da Terra como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com sede em São José dos Campos.

Geralmente o Brasil está bem colocado somente nos piores índices: desigualdade social, carga tributária, déficit educacional. É de se comemorar o fato de o país ser um dos principais atores nessa área de altíssima tecnologia.

Programa Cbers

Na última quarta-feira, 19 de setembro, foi ao espaço o terceiro satélite do programa de cooperação científica na área de observação da Terra entre Brasil e China. O Cbers-2B partiu da base chinesa de Tayuan, exatamente às 00h26, levado por um foguete Longa Marcha 4B, e entrou em órbita aproximadamente 12 minutos depois do lançamento.

O Programa Cbers nasceu de uma parceria inédita entre Brasil e China no setor espacial. Suas imagens são usadas em áreas importantes para o desenvolvimento do país, como o controle do desmatamento e de queimadas na Amazônia Legal, o monitoramento de recursos hídricos, de áreas agrícolas, de crescimento urbano e de ocupação do solo, em educação e em inúmeras outras aplicações.

Primeira passagem

Às 10h39 do dia 19 de setembro, o Centro de Controle de Satélites do Inpe, em São José dos Campos, registrou a primeira passagem sobre a Estação de Rastreio de Cuiabá do satélite Cbers-2B, lançado 10 horas antes. Desde o dia 20 de setembro, o Cbers-2B já está com suas três câmeras ligadas, fazendo imagens de teste no Brasil e na China. Depois do trigésimo dia em órbita, o satélite entrará em operação normal para distribuição de imagens aos usuários brasileiros e chineses.

Inpe

O Inpe é um reduto de excelência técnica e administrativa que, mesmo com menos recursos que outras instituições semelhantes, apresenta resultados surpreendentes, ano após ano.

Segundo os dados mais recentes do Instituto, desde 2004 foram distribuídas mais de 320 mil imagens Cbers para cerca de cinco mil usuários de várias instituições públicas e privadas. As imagens podem ser obtidas gratuitamente, necessitando somente de um cadastro do usuário.

Cbers 3 e 4

Com o sucesso da parceria, Brasil e China decidiram expandir o acordo e lançar outros satélites da mesma categoria do Cbers-2b. Os satélites Cbers-3 e 4 têm lançamentos previstos para os próximos anos, como uma segunda etapa da parceria sino-brasileira.

Acesse o site do Cbers e conheça este mundo de imagens :http://www.cbers.inpe.br/

Eduardo Freitas Oliveira
Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em sistemas de informações geográficas
Editor do Portal MundoGEO e das Revistas InfoGEO e InfoGNSS
eduardo@mundogeo.com

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial