terça-feira, 11 de setembro de 2007

Google Tudo

Este texto está sendo escrito em um espaço "virtual", o Google Textos e Planilhas, e ficará arquivado em um dos servidores da Google, sabe-se lá em que ponto do planeta.

O pulo do gato da Google na área de ferramentas para produção é liberar o usuário da instalação de programas em seu computador, e fazer com que tudo seja elaborado no ambinente da web.

Para usar o Google Textos e Planilhas basta ter uma conta no Google, como o serviço de e-mail da empresa por exemplo, e acessar na barra superior a opção "Documents". Será então aberta uma nova janela, parecida com o Windows Explorer, para gerenciamento dos textos e das planilhas.

A partir desta janela pode-se iniciar um novo documento, carregar textos feitos anteriormente no formato doc ou txt, exportar os textos para formatos mais populares como pdf, publicar o texto em sites ou blogs, entre outras opções.

Apesar de "conversar" com o formato doc, o Google Textos e Planilhas é a principal ameaça ao Office, da Microsoft. Afinal, muitas empresas se perguntam: para que investir milhares de reais para comprar um pacote de aplicativos de escritório, quando na verdade as operações feitas pelos funcionários no dia-a-dia são triviais, como digitação de textos e preenchimento de planilhas eletrônicas?

A desvantagem - claro que teria um porém - é quanto à segurança, pois textos confidenciais ficam arquivados em um servidor remoto, e supostamente poderiam ser acessados por hackers. Porém, uma invasão como esta também pode acontecer em um computador pessoal com acesso à internet.

O melhor vem agora

Por último, o grande barato do Google Textos e Planilhas é a opção "compartilhar". Com ela, pode-se enviar o texto para uma lista de e-mails, para que outras pessoas o leiam. E caso seja dada uma permissão especial, o documento pode ser editado por estas pessoas, o que significa que um texto pode ser escrito, re-escrito, revisado e corrigido simultaneamente por um grupo de usuários do serviço.

Este texto, por exemplo, foi salvo automaticamente a cada minuto em um ambiente web. Após o término e a revisão (sim, a ferramente também tem verificação ortográfica para 32 idiomas), ele será enviado por e-mail simultaneamente para a redação do Diário de Comodoro e para o Blog do jornal.

Eduardo Freitas Oliveira
Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em sistemas de informações geográficas
Editor do Portal MundoGEO e das Revistas InfoGEO e InfoGNSS
eduardo@mundogeo.com

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial